Priscila Armani – Jornalista

Cinema, cultura, mídia e variedades nas palavras livres de uma jornalista.

Diploma: só eu sei o valor que o meu tem

with 3 comments

Revolta é pouco para descrever como estou me sentindo com essa decisão irresponsável do STF de anular a necessidade de diploma de curso superior para exercer o Jornalismo.

Essa decisão só demonstra como, para a Justiça, o profissional de imprensa não vale nada. De repente, o nosso mercado de trabalho, já tão precário, se tornou inexistente. Agora, qualquer pessoa pode concorrer conosco a uma vaga de trabalho.

Sim, porque qualquer imbecil pode ser jornalista, não é verdade? Basta escrever bem. Numa época em que a Internet nos dá um milhão de possibilidades, todo mundo pode emitir uma opinião e ser ouvido e aplaudido. Qualquer bobagem ganha o status de notícia. Ética passa a ser um item dispensável.

De repente, não há mais diferença entre o que sai no Kibe Louco e o que sai na Folha de São Paulo. Será um “salve-se quem puder” entre as pessoas que quiserem se informar e ainda precisarem de notícias que tenham um mínino de embasamento.

Na verdade, as pessoas não precisam mais saber de nada. Por isso o diploma sequer é necessário. Para que qualificar quem vai falar se ninguém mais está disposto a ouvir? Além do mercado estar saturado de profissionais (diplomados ou não), o formato cansou as pessoas. Agora, tudo precisa ser entretenimento.

No futuro, o Youtube estará formando opiniões. O senso crítico será desnecessário. Estamos caminhando rumo a uma era em que receberemos, confortavelmente, em nossos sofás, o que pensar e como agir. Trabalharemos, teremos lazer no fim de semana, e receberemos passivamente tudo que nos for imposto, sem sequer pensar a respeito.

Discernimento será reservado a poucos, especialmente a aqueles que estarão no poder. O povo será massa de manobra. As empresas lucrarão. E os recursos naturais serão exauridos.

Quando eu decidi, em 2002, que iria ser jornalista e entrei numa faculdade particular, eu queria fazer algo para reverter esse quadro. Eu não sabia o que, mas eu queria fazer alguma coisa. Foi isso que me motivou a ficar, com muito sacrifício meu e da minha família, 4 anos lá.

Para mim, não importa o que o STF diga. O meu diploma tem valor. Só eu sei o valor que o meu diploma tem. E, apesar dos pesares, ainda estou disposta a fazer alguma coisa para contornar essa situação tão degradante para a qual nosso país está caminhando.

‘O que você fará?’, o leitor deve estar se perguntando. Bem, ainda não tenho certeza. Comecei escrevendo este texto. Talvez isso já seja um primeiro passo.

Anúncios

Written by Priscila Armani

quinta-feira, junho 18, 2009 às 3:56 pm

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Concordo muito com você.

    A revolta ainda está grande… desrespeito é pouco com a nossa profissão! Olha, minha opinião… http://caimuitagaroa.blogspot.com ! Beeijos!

    Aninha @caimuitachuva

    quinta-feira, junho 18, 2009 at 4:18 pm

  2. Olá Priscila. Parabéns pelo texto. A decisão do STF é realmente um absurdo. Escrevi um post também em meu blog sobre o retrocesso dessa decisão em extinguir a obrigatoriedade do diploma para o exercicio do jornalismo. Dá uma olhadinha lá.

    Abraços

    Ana

    ana elisa

    quinta-feira, junho 18, 2009 at 10:25 pm

  3. Oi, Priscila! Acho que isso não irá prejudicar vocês que possuem o diploma. Considero ele um diferencial a mais. Não é exigido, por exemplo, em várias empresas, diplomas de curso superior para programadores, publicitários, administradores etc. Mas quem os tem são muito mais valorizados.

    Você, no seu texto, cita a Folha de São Paulo. Não sei se você sabe, mas a Folha foi totalmente favorável a decisão do STF.

    Só acho estranho o pessoal que tem diploma temer aqueles que não possuem, quem é bom se garante com ou sem diploma. E digo mais, ninguém irá contratar pessoas incapacitadas, seria como dar um tiro no próprio pé.

    Creio que os jornalistas diplomados deveriam confiar mais em seus tacos!

    Letícia Nogueira

    domingo, junho 21, 2009 at 4:48 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: