Priscila Armani – Jornalista

Cinema, cultura, mídia e variedades nas palavras livres de uma jornalista.

TPM sob controle

leave a comment »

TPM_sobre_controle

Extraído de O Globo.

Oito em cada dez brasileiras reclamam da tensão pré-menstrual (TPM), indica levantamento feito pela Universidade de Campinas (Unicamp). Os sintomas comuns incluem cólicas, dores nos seios, nas costas e na cabeça, retenção de líquidos, irritabilidade e tristeza, e podem aparecer até duas semanas antes da menstruação.

Felizmente, é possível tratar os incômodos e ficar bem o mês inteiro, afirma o ginecologista José Bento de Souza, do Hospital Albert Einstein, e autor do livro “TPM sob controle” (Editora Alaúde). Em entrevista ao site do Globo, ele oferece soluções para as mulheres ficarem em paz com o ciclo menstrual.

Por que as mulheres têm TPM? As mulheres hoje têm mais TPM do que antigamente?

A variação hormonal fisiológica da mulher no seu ciclo menstrual é a grande responsável pelo aparecimento da TPM. Além de todas essa variações hormonais que ocorrem mensalmente em todas as mulheres na idade fértil existem alguns agravantes como estilo de vida  e alimentação. Então quanto mais estresse, má alimentação e sedentarismo maior é possibilidade dessa mulher apresentar TPM.

Os sintomas e a intensidade podem variar ao longo da vida?

Podem. O que nós observamos é que quanto mais filhos, quanto mais responsabilidades no trabalho, quanto mais competitividade na carreira ou em casa com o parceiro, maior a chance dessa mulher ter TPM. Os sintomas também podem variar. Uma mesma mulher pode ter somente uma dor de abdome antes da menstruação nos seus 20 anos e depois quando tiver filhos e aumentar sua carga de trabalho e responsabilidade esses sintomas piorarem e ela apresentar também irritabilidade, insônia, agressividade e/ou depressão.

Como o estresse e a alimentação influenciam a TPM?

Quanto mais estresse, maior serão os sintomas da TPM. A mulher na sua rotina diária tem sintomas muito mais fortes e intensos do que quando ela está em férias. A piora da alimentação na sua rotina também piora essa TPM. A pressa em se alimentar, a falta de cuidado na escolha dos alimentos e o aumento do uso de estimulantes cerebrais como o café, chá e o álcool pioram muito os sintomas.

A pílula pode ajudar a aliviar a TPM?

Sim, porque a pílula diminui a variação hormonal que essa mulher tem durante o mês. Ela inibe essa variações e deixa a mulher sob estímulo constante de hormônios.

Quando a mulher deve procurar um médico?

Sempre que achar que esses sintomas estão atrapalhando sua vida. Ela não deve achar que esses sintomas que aparecem antes da menstruação e desaparecem depois dela são “coisas de mulher”. A decisão de procurar o médico deve ser imediata quando ela sentir que sua vida está pior com esses sintomas e que existe tratamento para amenizá-los.

Que tipos de medicamentos ajudam a tratar a TPM?

Existem vários medicamentos que podem melhorar o quadro.Como são mais de 130 sintomas, é difícil ter somente uma droga que possa tratar tudo. É importante que a mulher se conheça e que possa dizer ao médico como são seus sintomas e sua gravidade. Lembre-se que TPM antes de mais nada quer dizer ‘Tempo Para Mudanças’. E essas mudanças devem ser de estilo de vida porque só medicação não vai resolver. Pode ajudar, mas não existe milagre.

Como o senhor percebe a eficácia de tratamentos complementares? Quais você recomenda?

A alimentação à base de soja é rica em isoflavonas que podem ajudar bastante, a ioga, a acupuntura, a meditação,a atividade física em geral, são alguns exemplos de como existem maneira de se melhorar esses sintomas da TPM. Mas sempre sob supervisão médica. Só ele vai poder avaliar a melhora com essas medidas e a necessidade de entrar com algum medicamento.

Anúncios

Written by Priscila Armani

terça-feira, maio 12, 2009 às 2:21 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: