Priscila Armani – Jornalista

Cinema, cultura, mídia e variedades nas palavras livres de uma jornalista.

Especialistas em saúde feminina indicam a dieta ideal para mulheres

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rostojovem

Matéria extraída de O Globo.

Mudar a dieta pode fazer muito mais pela saúde e a beleza feminina do que investir em cremes ou tratamentos, afirmam especialistas. No livro “Rosto Jovem, Mente Jovem“, recém-lançado pela editora Campus, o dermatologista americano Nicholas Perricone ensina que a mulher que corta certos alimentos do cardápio e inclui outros mais saudáveis pode rejuvenescer sua aparência em até 15 anos.

O endocrinologista carioca Tércio Rocha, especialista em emagrecimento, concorda com o americano. Para ele, o desafio atual das mulheres é privilegiar uma alimentação que ajude a equilibrar os hormônios, que em descontrole aceleram o aparecimento de uma série de doenças.

A mulher que consegue manter seus hormônios em equilíbrio sofre menos com o envelhecimento precoce, perde menos massa muscular e não sente tanto os efeitos da tensão pré-menstrual ou da menopausa. (T. Rocha, endocrinologista)

As vitaminas e os minerais têm uma ação muito importante na hora de regular o metabolismo feminino, que sofre variações diárias, mensais e anuais. A mulher que consegue manter seus hormônios em equilíbrio sofre menos com o envelhecimento precoce, perde menos massa muscular e não sente tanto os efeitos da tensão pré-menstrual ou da menopausa – afirma Rocha.

Alimentos como o azeite de oliva extra virgem, a laranja, a melancia, o morango, a castanha-do-pará, o peixe (de preferência cru), o maracujá, as folhas verdes e a soja devem sempre fazer parte do cardápio feminino, acredita o endocrinologista. Além de fornecer os nutrientes necessários para elas, os alimentos diminuem a retenção de líquidos e combatem a prisão de ventre, problema que afeta uma em cada três mulheres.

A prisão de ventre, além de afetar o humor, contribui para o aparecimento da acne, da celulite e das manchas, já que o organismo fica intoxicado – explica.

Para quem sofre do problema, ele sugere um suco feito com laranja lima, agrião, couve, hortelã, maçã, beterraba e água. O suco deve ser tomado pela manhã, antes da refeição. As fibras fazem uma varredura no intestino, removendo o excesso de toxinas.

Por outro lado, o açúcar, os derivados do leite e o álcool devem ser riscados da dieta. Os laticínios, diz o médico, costumam provocar intolerâncias e dificultam a perda de peso. Já o açúcar e o álcool aumentam a produção de insulina e do cortisol, o hormônio do estresse.

Outra dica é comer mais vezes, em menos quantidade, ao longo do dia. A mudança é simples, mas ajuda a equilibrar o metabolismo e diminui as compulsões – completa.

Os melhores alimentos para elas:

  • Amêndoas e castanha-do-pará: Frutas oleaginosas são ricas em vitamina E e selênio, que combatem a flacidez e ajudam a diminuir os efeitos da radiação solar. O ideal é consumir uma porção (12 amêndoas ou 3 castanhas) por dia para não engordar.
  • Cenoura: Rica em vitamina A, ajuda a eliminar a acne e controla a oleosidade natural da pele. Estudos feitos na Universidade da Califórnia em Los Angeles também indicam que a cenoura pode ajudar a prevenir o câncer de pele.
  • Chocolate amargo: Não vale o ao leite nem o meio amargo. Só o chocolate amargo ajuda a melhorar a textura da pele por ser rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento. Novas pesquisas mostram que esse tipo de chocolate também controla o apetite e diminui a compulsão por doces.
  • Aveia: Os ácidos graxos ômega-3 presentes no alimento ajudam a hidratar a pele, diminuem a irritação cutânea e melhoram a retenção de líquidos.
  • Chá verde: As catequinas, tipo de antioxidante presente no chá, têm propriedade anti-cancerígena. Dois a seis copos, sem açúcar ou adoçante, são a medida ideal.
  • Couve e espinafre: Ricas em cálcio, ferro e fósforo, estas folhas verdes ajudam a proteger o corpo da mulher contra o câncer, diminuem o risco de anemia e ajudam a fortalecer os ossos.
  • Laranja, acerola e limão: A vitamina C presente nas frutas estimula a produção de colágeno, que dá viço à pele.
  • Tomate e melancia: Ricos em licopeno, protegem o corpo dos efeitos da radiação ultravioleta.
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Written by Priscila Armani

segunda-feira, maio 4, 2009 às 12:41 am

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