Priscila Armani – Jornalista

Cinema, cultura, mídia e variedades nas palavras livres de uma jornalista.

Síndrome do ovário policístico atinge mulheres em idade reprodutiva

leave a comment »

Mulherada, vamos nos cuidar! Se você, leitora, se identificar com os sintomas abaixo, não hesite em procurar seu médico!

Dêem uma boa lida nesse artigo:

Estima-se que 5% a 10% da população feminina em idade reprodutiva tenha a síndrome dos ovários policísticos (SOP), uma das desordens endocrinológicas mais comuns na mulher.

Caracterizada pela ausência da ovulação, a síndrome é causada pelo aumento dos níveis de hormônio masculino, o androgênio. A elevação desse hormônio provoca alterações na estrutura dos ovários e induzem à formação de microcistos.

O distúrbio pode se manifestar de diversas formas e as principais queixas das mulheres são a ausência de menstruação (amnorréia) por mais de três ciclos ou seis meses, aparecimento de pêlos espessos na face e em outras partes do corpo (hirsutismo), obesidade, entre outras. A paciente também pode apresentar microcistos e aumento dos ovários.

Além disso, a SOP está associada com o maior risco para o desenvolvimento de outras doenças como câncer de endométrio (tumor localizado na parede interna do útero), ataque cardíaco e diabetes.

O diagnóstico da SOP é clínico, sendo a análise confirmada a partir da presença de ciclos irregulares, anovulatórios, e sinais de aumento dos androgênios. Outros exames complementares que podem ser empregados são a ultra-sonografia e as dosagens hormonais.

Leia o artigo completo aqui.

Fonte de Informações: Abril.com

Anúncios

Written by Priscila Armani

sábado, abril 25, 2009 às 1:41 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: