Priscila Armani – Jornalista

Cinema, cultura, mídia e variedades nas palavras livres de uma jornalista.

Mulheres ao volante reduzem risco de acidentes

leave a comment »

mulher_dirigindo

Mulheres dirigem de maneira mais segura e provocam menos acidentes.

No estado do Pará, a presença das mulheres no trânsito passou a ser fator de segurança pública. Com sua atenção, cautela e cuidado, elas vêm contribuindo para que os acidentes nas estradas federais e estaduais ocorram em menor proporção.

De acordo com um levantamento do Detran, as mulheres aparecem, como condutoras, em apenas 3.505 acidentes, enquanto os homens estiveram envolvidos em 36.222 acidentes, de janeiro a novembro de 2008.

No cenário nacional, a situação não é diferente, em 2007 os homens estiveram envolvidos em 74,7% dos acidentes de trânsito no Brasil, enquanto as mulheres em somente 12,31%. Nos outros 12,99% não foi informado o sexo do condutor.

Para muitos, a justificativa para o envolvimento maior em acidentes é o fato de haver mais condutores do sexo masculino nas ruas. De fato, de 641,2 mil habilitações no Pará, apenas 22% são de mulheres. Para 501,7 mil homens dirigindo no Estado, são apenas 139,6 mil mulheres.

“Proporcionalmente, um número não explica os outros. Se formos comparar, as mulheres ainda saem ganhando nessa história”, avalia o assessor da Diretoria Operacional do Detran,Valter Aragão. Para ele, os homens são mais autoconfiantes e, por isso, constantemente são vistos cometendo infrações.

Segundo o Detran, os acidentes envolvendo mulheres comprovadamente são menos graves.“Quando são elas as responsáveis, normalmente é apenas um carro encostando no outro ou durante alguma manobra. Já a maior causa de acidentes envolvendo homens é excesso de velocidade ou avanço de sinal”.

Essas vantagens se refletem na economia: na hora de se fazer um seguro de automóvel, os valores são menores para elas. Curiosamente, a Lei Seca fez aumentar o número de mulheres ao volante. “Nunca vi tanta mulher dirigindo como no último Carnaval. Maridos, pais e namorados bebem e deixam o carro sob responsabilidade delas”, diz Aragão.

Fonte de Informações: Diário do Pará.

Anúncios

Written by Priscila Armani

segunda-feira, março 23, 2009 às 12:06 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: