Priscila Armani – Jornalista

Cinema, cultura, mídia e variedades nas palavras livres de uma jornalista.

Protesto à favor da regulamentação do Jornalismo

leave a comment »

Não posso deixar de comentar a respeito da polêmica envolvendo o projeto de lei 3981/08 que, na última semana, foi apresentado pelo Deputado Federal Celso Russomano e repercutiu mal entre a classe de comunicadores em todo o país. Este deputado é, na minha opinião, um político que está agindo de maneira irresponsável, quando propõe que jornalistas não precisem de diploma, mas que apenas tenham de possuir pós-graduação na área.

Qual terá sido o brilhante raciocínio de tal parlamentar ao julgar que um pós-graduado em jornalismo não precisa ser graduado na mesma área? Fico me perguntando isso porque, afinal de contas, uma pós pressupõe que um curso superior tenha sido feito antes. Como fazer pós sem a graduação?

E então se eu for graduado em matemática ou fisíca quântica posso trabalhar numa rádio e falar sobre Teoria da Relatividade aos meus ouvintes? Imagino a audiência do programa. Ou se eu for engenheiro e quiser fazer assessoria de imprensa de um deputado, imagina que sucesso, hein? Sim, claro, qualquer um pode fazer jornalismo, com certeza! Eu vou então fazer pós em Direito e começar a defender clientes! Ou fazer pós em neurocirurgia e operar o cérebro deste brilhante parlamentar…

Felizmente o povo brasileiro parece respeitar mais o jornalismo que o próprio congresso. Pesquisa realizada entre 15 e 19 de setembro, em 24 estados das cinco regiões brasileiras, pela FENAJ/Sensus divulgou que dos dois mil entrevistados, 74,3% se disseram a favor do Diploma para jornalistas. Apenas 13,9% dos entrevistados se mostraram contra o título profissional e 11,7% não souberam ou não responderam.

Por aí a gente vê que os nossos “representantes” não representam a nossa vontade no Congresso. E a população não é nada burra em exigir profissionais qualificados para cuidar do conteúdo das notícias produzidas. Se uma arma ou um bisturi podem matar, também uma notícia mal apurada pode acabar com a vida de uma pessoa. Diploma é o mínimo a ser exigido.

Anúncios

Written by Priscila Armani

quarta-feira, setembro 24, 2008 às 11:00 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: