Priscila Armani – Jornalista

Cinema, cultura, mídia e variedades nas palavras livres de uma jornalista.

Patrimônio da roça

leave a comment »

Queijo mineiro

Na última quinta-feira, 15 de maio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) registrou o modo artesanal de fabricação do queijo mineiro como patrimônio histórico imaterial brasileiro. A medida ainda precisa ser homologada pelo ministro da cultura, Gilberto Gil, mas já foi bastante comemorada por muitos produtores artesanais de queijo.

Achei a novidade interessante. Engraçada e inusitada. E agora o preço do queijo vai, decididamente, às alturas.

Como boa mineira que sou, adoro queijo. Mas entendo a medida mais como comercial que passional. Não é que Gil não ame nosso queijo. Mas em 2001 a briga foi feia quando a legislação sanitária quis que os produtores pasteurizassem o leite para fazer o queijo. A tradição artesanal é produzir o queijo com leite cru. E os produtores argumentaram que a pasteurização mudaria o sabor. Daí o pedido para que o modo artesanal se torne patrimônio.

Bem, nada contra a iniciativa. Talvez, a longo prazo, toda a culinária mineira se beneficie de tal medida. Porém eu acredito que isso tem um viés negativo: reforça ainda mais a idéia de que o mineiro “é da roça” e ergue umas barreiras Brasil afora. Poxa vida, queijo é bom, mas eu queria que Minas fosse conhecida por ter desenvolvido a tecnologia das células fotovoltaicas de silício ou por ter expressividade em nanotecnologia. Não sei, sabe, e posso estar sendo preconceituosa, no entanto, imagino… onde o queijo nos levará? Grandes indústrias investirão no estado por causa de… queijo? Empregos, oportunidades e capital entrará aqui por conta de… queijo???

Vai saber. Tudo é possível. Mas eu não falo uai nem sou da roça. Com muito orgulho. E quanto ao queijo, prefiro comê-lo.

 

Anúncios

Written by Priscila Armani

sexta-feira, maio 16, 2008 às 11:13 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: