Priscila Armani – Jornalista

Cinema, cultura, mídia e variedades nas palavras livres de uma jornalista.

Os alunos brasileiros também querem inovação

leave a comment »

O tablóide inglês The Sun publicou nessa segunda-feira matéria anunciando que o primeiro livro da série de sucesso de JK Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal, será incluído no A-Level, exame que dá aos alunos britânicos dos últimos anos do ensino médio o certificado de educação.

A partir de 2009, os adolescentes ingleses terão de escrever uma estória de 800 palavras inspirada no livro e também uma redação de 1500 palavras comparando a autora de Harry Potter a outro escritor.
 
Só a repercussão disso já demonstra o abismo cultural enorme que há entre um país de primeiro e terceiro mundo. Ninguém se preocupa com os livros que nós, brasileiros, lemos! Eu, particularmente, não tenho nada contra livro nenhum. Gosto de Harry Potter, é contemporâneo e 90% dos alunos não se incomodará em absoluto em tê-lo na grade curricular por um motivo bem simples: já o leram. Muitos tem exemplares em casa. São fãs. Sabem a história de cor.

Aqui no Brasil um autor contemporâneo que eu adoraria ver na grade curricular e que contribuiria bastante para nossa educação é Luis Fernando Veríssimo. Ele é fantástico. Fala sobre o cotidiano como ninguém. E tem até um livro de comédias para ler na escola.

Acho que precisávamos de um pouco de coragem para reformular também nossos livros. Deve ter sido complicado para os ingleses substituir Shakespeare por Rowling. Os dois são completamente diferentes. Mas gosto é algo que não se pode discutir. Eu mesma detesto Machado de Assis, acho cansativo. E o autor foi um revolucionário! Mas acho que há espaço tanto pra ele como para Veríssimo. Os educadores precisavam era criar mais coragem. Quem sabe não sejam inspirados pela decisão dos britânicos?

Dica do dia: “Comédias para se ler na escola“, de Luis Fernando Veríssimo.

Anúncios

Written by Priscila Armani

terça-feira, abril 29, 2008 às 8:42 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: